sexta-feira, dezembro 22, 2006

O Rivoli, novamente

A anunciada concessão do teatro Rivoli à empresa de Filipe La Féria é merecedora de reflexão pública.
Diga-se, desde logo, que a concessão a privados é uma das vias de que o poder municipal deve poder dispor para desenvolver uma política cultural. Mas essa via tem enquadramentos e regras que vários especialistas e políticos sérios dizem não ter sido respeitadas no caso em apreço.
Em primeiro lugar, o Rivoli afirmou-se nos últimos anos com uma certa identidade, ligada a uma diversificada e regular presença de artes experimentais (dança contemporânea, novo circo, etc.) e do teatro de autor. Ademais, essa aposta articulou-se com um forte investimento municipal na reabilitação da infra-estrutura e na criação duma estrutura coordenador com capacidade de dialogar e convidar os vários parceiros da sociedade civil para este encontro plural. Estes esforços necessitam de tanto mais tempo quanto a aposta é mais exigente. Agora, resolveu-se romper com esta lógica e impor uma outra: a do lucro, mediante a escolha duma só empresa e vocacionada exclusivamente para o teatro comercial.
Em segundo lugar, a concessão deve ter um conjunto de regras rigorosas e transparentes, o que há quem diga não estar a ser cabalmente seguido, pois o caderno de encargos não foi sequer aceite pela empresa.
Há, pois, motivos para preocupação; há, pois, a necessidade dum maior debate das questões em apreço, desde a estratégia que se pretende para a política cultural até aos custos e às articulações entre espaços municipais e da sociedade civil.
Nb: para leitura doutros posts do Fuga sobre o Rivoli vd. aqui e aqui.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas Farras! Abraço do zé dalmeida

3:34 da tarde  
Blogger José Pires F. said...

Que o verdadeiro espírito de Natal, nesta época de partilha de coisas boas, prevaleça com infatigável desejo na nossa amizade e, num golpe de gesto redondo repleto de magia, deixo-te um cabaz de aromas, esperança, felicidade e um voto para que sempre o amor te inunde com a sua companhia.

Boas Festas!

PiresF

6:13 da tarde  
Blogger Daniel Melo said...

Obrigados, Zé e PiresF, e zumba na caneca!
Abraço do Daniel.

6:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

arcondicionadoautomotivo e arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo ; arcondicionadoautomotivo , arcondicionadoautomotivo arcondicionadoautomotivo e arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo ; arcondicionadoautomotivo , arcondicionadoautomotivo arcondicionadoautomotivo e arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo ; arcondicionadoautomotivo , arcondicionadoautomotivo arcondicionadoautomotivo e arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo ; arcondicionadoautomotivo , arcondicionadoautomotivo arcondicionadoautomotivo e arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo ; arcondicionadoautomotivo , arcondicionadoautomotivo

5:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com