sábado, dezembro 23, 2006

Lugares de memória

No passado dia 6, realizou-se uma cerimónia de homenagem às vítimas dos tribunais plenários do Estado Novo português, os quais vigoraram durante c.30 anos (para uma breve súmula vd. este tx. de Irene Pimentel).
Neste evento foi descerrada uma placa evocativa na entrada duma sala do Tribunal da Boa-Hora (que foi um dos espaços que albergou aqueles tribunais). Aí deram testemunho improvisado Edmundo Pedro e Nuno Teotónio Pereira, ex-presos políticos e actuais membros do movimento cívico Não Apaguem a Memória! (+inf. aqui e aqui).
Aproveito a ocasião para referir que estão disponíves na Internet os discursos então proferidos pelo representante dos presos políticos, António Borges Coelho («Em nome das vítimas dos tribunais plenários»), e pela representante do movimento, Cláudia Castelo («Para que o medo não volte a ter tudo!»).
Este foi um mês rico em efemérides, assinalando-se com iniciativas variadas os centenários natalícios de Flausino Torres, Ruy Luís Gomes e Fernando Lopes Graça e o 45.º aniv.º do assassinato, pela PIDE, do artista plástico José Dias Coelho.
Por fim, o movimento Não Apaguem a Memória! lançou um novo blogue (http://naoapaguemamemoria2.blogspot.com), que continua o anterior, bloqueado presumivelmente por motivos técnicos imputáveis à empresa Blogger.
Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com